quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resgate de um grande festival de Alvorada (RS)

João Dinarte! Trovador e liderança nesta arte
em Alvorada (RS
Criado e idealizado pelo trovador Sócrates Carvalho de Oliveira, natural Júlio de Castilho, porém radicado há muitos anos na nossa cidade, o Festival Alvorada da Trova Gaúcha teve seu inicio em 1990, no mês de junho. Porém a partir da morte do trovador Sócrates, João Dinarte, assumiu o evento e o transferiu para o mês de setembro, sempre realizada no ultimo o domingo deste mês, porque setembro era o mês de aniversário do trovador Sócrates.
18ª Alvorada da Trova, em 2007, nome saudoso tradicionalista,
trovador e patrão Sócrates é relembrado com nome de Rua,
em frente o galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva
 A primeira edição do festival foi realizada no galpão do CTG Campeiros do Sul ano de 1990, assim como a segunda edição em 1991. A terceira edição do festival foi realizada no ano de 1992, no galpão do CTG Sentinela do Pago.

Campeão dos Campeões em 2007: Vanderlei Rosa
A quarta edição do festival foi realizada na sede provisória do CTG Bento Gonçalves da Silva, na Rua Maris e Barros nº: 872, residência do trovador Sócrates, no ano 1993. A quinta edição foi a última organizada pelo trovador Sócrates e foi realizada na sede da Associação de Moradores do Bairro Jardim Esplanada, a 150 metros da sede do CTG Bento Gonçalves da Silva, no ano de 1994 (sede oficial do evento até os dias atuais). Foi neste ano que o trovador João Dinarte se sagrou Campeão da trova Mi Maior de Gavetão (trova campeira), e foi a ultima edição realizada no mês de junho, sempre no terceiro domingo. Foi o último evento que o Sócrates organizou e realizou, porque ele veio a falecer no dia 12 de novembro de 1994, em acidente de trabalho no CTG Bento Gonçalves da Silva. A partir de então, Dinarte assumiu e organizou a sexta edição do festival, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, que já estava com a construção em fase adiantada, visto que assumiu como líder da trova e da construção do galpão, localizado na Rua Viamão, 1249.

Campeão dos Campeões deste ano: Volnei Correa
As edições seguintes do festival foram realizadas no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, desde a sétima edição, em 1995 até a 22ª edição realizada no dia 25 de setembro do corrente ano.

Fonte! A autoria do chasque é do trovador João Dinarte e é um resgate do maior evento de trova que é realizado em toda a 1ª Região Tradicionalista do RS e um dos três maiores eventos do gênero de todo o Estado do Rio grande do Sul e um dos maiores em termos de longevidade e sem interrupção da sua realização, desde a sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário