terça-feira, 16 de agosto de 2011

Chama Crioula será acesa em Taquara!

Falta menos de um mês para a abertura da maior festa popular do Rio Grande do Sul, os Festejos Farroupilhas. No entanto, as atividades relacionadas ao evento já terão início na próxima semana, com o lançamento oficial da programação e o Acendimento Nacional da Chama Crioula. As duas cerimônias serão realizadas de forma conjunta, no dia 20 de agosto, sábado, na Praça Marechal Deodoro, localiada no Centro de Taquara. Os organizadores esperam receber mais de cinco mil visitantes, além de três mil cavalarianos, representantes das entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e de outras federações do gênero espalhadas pelo país.

As atividades no município do Vale do Paranhana começam no dia 19, sexta-feira, com palestras e espetáculos artísticos, no Parque de Rodeio do CTG “O Fogão Gaúcho”. Às 14h haverá uma palestra musicada com Antônio Augusto Fagundes e Ernesto Fagundes. Já as 16h, Wilson Tubino, Ivo Benfatto, Dinara Paixão e Manoelito Savaris, mediados pelo coordenador da 22ª Região Tradicionalista e anfitrião dos eventos, José Roberto Fischorn, irão falar sobre os 50 anos da Carta de Princípios, documento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), aprovado no 8º Congresso Tradicionalista, realizado em Taquara, em 1961. Ás 21h está prevista a apresentação de Cristiano Quevedo e da Orquestra Sinfônica de Sopros de Caxias do Sul.

Depois da solenidade de lançamento e acendimento da centelha, marcada para as 16h de sábado, que deverá contar com a presença do governador Tarso Genro e do patrono dos Festejos de 2011, Alcy Cheuiche, será realizada a entrega dos títulos de Cônsul e Embaixador Honorário do Rio Grande do Sul, com o objetivo de homenagear os tradicionalistas que difundem e preservam as tradições gaúchas fora do Estado. Os nomes são indicados pelos representantes das dez federações filiadas à Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Ás 20h ocorre o show com Joca Martins e, na sequência, o baile de encerramento.

Programação

Dia 19 de agosto (Sexta-feira)
Local: Parque de Rodeios CTG “O Fogão Gaúcho”
14h – Palestra musicada, com Antônio Augusto Fagundes e Ernesto Fagundes
16h – Debate sobre a Carta de Princípios, com Wilson Tubino, Ivo Benfatto, Dinara Paixão Manoelito Savaris e o mediador José Roberto Fischborn
21h - Apresentação artística de Cristiano Quevedo e Orquestra Sinfônica de Sopros de Caxias do Sul

Dia 20 agosto (Sábado)

Local: Praça Marechal Deodoro
16h – Acendimento da Chama Crioula e Lançamento dos Festejos Farroupilhas
18h – Entrega de títulos de Embaixador e Cônsul Honorário para líderes tradicionalistas em atuação fora do Estado

Local: Parque de Rodeios do CTG “O Fogão Gaúcho”
20h – Espetáculo artístico Joca Martins
22h – Baile
Fonte! O chasque acima foi publicado no sítio do MTG - RS - www.mtg-rs.blogspot.com, no dia 10 de agosto de 2010, sob o título original: Lançamento dos Festejos Rarroupilhas e Acendimento da Chama Criouyla será na próxima semana.
O retrato foi publicado no sítio Prosa Galponeira - www.prosagalponeira.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário