terça-feira, 28 de junho de 2011

Memória 4 da Rede 1ª RT! Poema Buchincho vira filme!


"A um buchincho – certa feita,
fui chegando de curioso,
que o vício – é que nem sarnoso,
nunca pára – nem se ajeita.
Baile de gente direita
vi de pronto que não era,
na noite de primavera
gaguejava a voz de um tango
e eu sou louco por fandango
que nem pinto por quirera!"

O Dia do Pajador Gaúcho é realizado há dois anos, os estudos sobre a Décima Espinela, começam a ganhar notoriedade no Estado, tanto que em janeiro do próximo ano vai acontecer um seminário internacional sobre o tema em Porto Alegre, os festivais de pajada e os espetáculos do gênero mostram que o estilo poético está em alta. Somando-se a este movimento surge a possibilidade de um filme curta metragem sobe o poema mais famoso do Brasil no estilo Espinela, o Bochincho, de autoria do mais conceituado pajador do país, Jayme Caetano Braun. O projeto é do cineasta Frederico Bonani, da Coomunica Cooperativa de Comunicação. Segundo Bonani, o roteiro está pronto a algum tempo e agora com o projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, encaminha-se para a consolidação da produção, prevista para este ano.

O Bochincho é um poema de Braun editado em 1966 no livro Bota de Garrão. Sua estrutura atende a da Décima Espinela. São dezessete estrofes de dez versos cada. Conta a história de uma peleia num baile de categoria duvidosa. Sua linguagem é de fácil entendimento, cheia de detalhes, com ambientação singular e repleta de signos que caracterizam o enredo no tempo e no espaço. Estes fatores associados ao poder da poética de Braun tornam-se propícios para a dramatização.

O projeto prevê um curta metragem com duração de 17 minutos com o custo total de 106 mil reais. No elenco previsto estão Nelson Diniz como protagonista, Débora Finochiaro representando a china e Gilmar Antunes como o gaiteiro.

As tomadas devem acontecer na cidade de Lavras do Sul, Possivelmente em setembro deste ano. Com a retração do mercado a produção não saiu do papel porém os produtores estão otimistas em encontrar investidores para o projeto.

Frederico Bonani é um diretor de ação experiente. Recentemente esteve trabalhando com destaque no seriado de televisão A Casa das Sete Mulheres, tendo sido o responsável pelas cenas de batalhas. Também trabalhou no filme Neto Perde a Sua Alma e Anahy de Las Missiones, entre outras produções.

Fonte: Jornal do Nativismo de agosto/03, edição 180, página 03. Leia o Jornal do Nativismo pela Internet. Basta o vivente acessar www.nativismo.com.br.

Bueno! Chasque resgatado da Rede de Informações da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, edição nº 05, de 07 de agosto de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário