quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 27/05/11

41º CONCURSO ESTADUAL DE PRENDAS

          Bueno! Um concurso dos mais buenos, onde a beleza não é o essencial, com 71 inscritas das 30 Regiões Tradicionalistas espalhadas por todo o Rio Grande do Sul, iniciou nesta quinta-feira (26), indo até o dia 28 de maio, nos galpões do CTG Lalau Miranda, em Passo Fundo. É a 41ª Ciranda Cultural de Prendas – fase estadual. O evento é uma promoção do MTG e é realizado na cidade da 1ª Prenda Estadual (vencedora do concurso ante-rior).
          Três categorias concorrem no concurso: mirim, juvenil e adulta. E concorrem as respectivas primeiras prendas regionais, vencedoras do con-curso regional realizado em junho do ano anterior. Pela 1ª Região Tradicionalista, vão concorrer: Maira Simões Rodrigues, do CTG Glaucus Saraiva, na categoria adulta; Fernanda Stefanie Oliveira, do CTG Vaqueanos da Tradição, categoria juvenil e Ester dos Santos Rodrigues, do DTG Berço Farroupilha, de Guaíba. Boa sorte às 71 concorrentes, pois chegando a este patamar, todas devem se considerar vencedoras.

CTG AMARANTO PEREIRA

          Bueno! O CTG Amaranto Pereira, sua patronagem e a invernada juvenil promovem para o dia 28, jantar dos buenos por apenas R$ 8,00 por pessoa. Será a estreia da invernada juvenil, sob a coordenação da Tia Yvete.

9º TILINTAR DAS CHILENAS

          Bueno! O CTG Chilena de Prata boleia a perna e convida todas as entidades tradicionalistas da nossa cidade, região e de todo o Estado para participar nos dias 02 a 05 de junho, do 9º Tilintar das Chilenas Artístico, Cultural e Desportivo. Abra as cancelas do sítio do CTG para ver o regulamento: http://www.chilenadepratactg.blogspot.com/. Eis a programação:
Dia 02 – quinta-feira - Abertura para o acampamento crioulo.
Dia 03 – sexta-feira:
20h30min – sessão solene de abertura;
21h – tertúlia com jantar para autoridades.
Dia 04 – sábado:
9h – Concurso “A Mais Prendada e Peão do Rodeio”
9h - bocha campeira Mista;
9h30min – bocha prenda sul-americana;
10h – tava;
12h – almoço;
14h – chula (mirim, juvenil e adulta); tetarfe
14h – declamação (mirim, juvenil, adulta e chirú);
15h – trova (mi maior de gavetão e do martelo);
15h30min – causo;
16h – intérprete solista vocal (peão e prenda);
17h30min – danças gaúchas de salão.
Dia 05 – domingo:
8h30min – danças tradicionais (mirim e chirú);
9h30min – bocha peão sul americana;
9h – truco;
12h – almoço;
14h – danças tradicionais (juvenil e adulta);
21h – horário provável para a entrega das premiações.
          Contatos com o patrão Sérgio Spier pelo fone 051.9307.3767. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

CTG SENTINELAS DO PAGO

          Bueno! Dentro da programação dos festejos do seu Jubileu de Prata, o CTG Sentinelas do pago está promovendo um ciclo de palestras, sempre com início às 20h, que vale a pena participar:
- dia 1º de junho, Manoelito Savaris – vice presidente da CBTG vai enfocar “Nossas Raízes”;
- dia 8 de junho, Rogério Bastos vai abordar “Patrão – o gestor cultural, a administração moderna dos CTGs, liderança, gestão de pessoas, marketing de bombachas”;
- dia 11 de junho, a Diretora Cultural da 1ª RT Neusa Secchi vai abordar o “Chimarrão e o encontro de cuias (traga a sua...);
- dia 14 de junho, o secretário municipal do meio ambiente Maurício Oliveira vai abordar as “Atividades da Secretaria do Meio Ambiente, Educação e Conscientização”. Neste dia também serão entregues os certificados (individuais).
          Contatos com o patrão Paulo pelo fone 051.8420.4678; Fabiana Thomaz pelo fone 051.5431.1358 ou com Fabiana Veleda pelo fone 051.8545.0180. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, na Parada 56.

CHARLA DA SUBCOORDENADORIA
          Bueno! Será no dia 6 de junho a próxima charla da Subcoordenadoria de Alvorada e a entidade que vai recepcionar os tradicionalistas é o CTG Amanhecer na Querência, que fica na Rua Tramandaí, 76, no Jar-dim Alvorada. Contatos com o Subcoordenador Giovane pelo fone 9149.4977.

O SUCESSO DO PRIMEIRO FETARQUINHO         

          Bueno! No último domingo (22/05) foi realizado no galpão do CTG Amaranto Pereira, a primeira edição do FETARQUINHO Artístico e Cultural, sendo um ideia da coordenadora da invernada mirim Helena Beatriz de Melo – destaque tradicionalista 2010, que teve o apoio incondicional da patronagem e demais departamentos e comunidade. Com um dia dos mais buenos, com um sol bonito e uma temperatura amena, o evento iniciou cedo da manhã, se desenrolando ao longo de todo o dia, culminando com a proclamação dos resultados no início da noite, que tu podes conferir abrindo a cancela do sítio do CTG: http://www.ctgamaranto.blogspot.com/.

Valdemar Engroff
Fone 051.3443.4125 noite
Celular 051.9966.5164
valdemar@engroff.com.br
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/
http://www.obolsodabombacha.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário