sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada RS - 23.09.16



Festejos Farroupilhas: o grande desafio

         Particularmente é o sonho de muita gente: fazer um acampamento farroupilha e tudo o que envolve os festejos farroupilhas, sem a participação de verbas públicas. Este ano, Alvorada e muitas outras cidades do nosso Estado, tiveram verbas públicas para os festejos farrapos reduzidas ou até “zeradas”.
         E o nosso acampamento, também um sonho deste colunista, que fosse o maior e melhor de todos os tempos, se concretizou. Emplacamos esta 12ª edição com a abertura oficial no dia 07 de setembro, após as rondas crioulas pelos galpões dos CTGs e alguns piquetes da cidade (de 16 de agosto a 06 de setembro), com público recorde para ver a chegada da Chama Crioula, assistir o cerimonial de abertura e a apresentação dos grupos musicais Filhos de Galpão e Mas Tchê.
         Tivemos um arranhão e não foi por culpa da subcoordenadoria e coordenadoria geral do evento, que foi o arrastão na noite do dia 11 de setembro, fruto da violência que campeia o Rio Grande afora. Por fim, o dia 20 de setembro foi espetacular, com os desfiles (temático e campeiro), o cerimonial de encerramento e o fandango para fechar com chave de ouro os festejos na Praça João Goulart, com o Grupo Marca de Campo.

Festejos Farroupilhas encerram com Fandango Oficial

         Na noite do dia 24 de setembro, o CTG Amanhecer na Querência vai escancarar as porteiras para receber a gauchada, no grande fandango oficial farroupilha, que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Antes do evento, teremos as premiações e homenagens deste ano no que tange os festejos farroupilhas. O ingresso custará apenas R$ 10,00 e poderá ser adquirido com os membros dos CTGs e piquetes da nossa cidade. E por ser fandango, o traje será pilcha oficial completa.

CTG Amaranto Pereira

         Após os efusivos festejos farroupilhas em nossa cidade e em toda esta terra que chamamos de mundo, vamos para mais um curso de danças de fandango. Vai começar neste dia 23 de setembro, com seguimento nas sextas-feiras, do curso de danças no galpão do CTG Amaranto Pereira, com o tradicional jantar campeiro. Venha, participe, se inscreva e saia dançando.....  Às 20h30min inicia o curso básico e às 22h15min, o curso avançado. Os cursos serão ministrados pela Academia de Danças Alma Gaúcha. Não precisa ser associado do CTG ou de outro CTG desta terra que chamamos de mundo para fazer o curso. O Amaranto fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG Alma Crioula – Viamão

         O CTG Alma Crioula, em parceria com a Academia de Danças Essência da Tradição e o instrutor Vinícius, te convida para participar, neste dia 23 de setembro, com seguimento nas sextas-feiras, do curso de danças de fandango, incrementado com o tradicional jantar campeiro, a partir das 21h.Informações e contatos pelos fones (51) 8590-2159 e/ou 9736-8471 – este também watchêzapp, ambos do Instrutor Vinícios. O CTG fica na Rua Frederico Dihel, 700, na Vila Elza, em Viamão.

CTG Sentinelas do Pago

         A patronagem do CTG Sentinelas do Pago boleia a perna e te convida para participar no dia 08 de outubro, do grande jantar-fandango de formatura, que será animado pelo Grupo Alvorada Gaúcha. Mais informações com o Patrão José pelo fone (51) 9112-1165. O CTG Fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

Valdemar Engroff

Um comentário: