domingo, 3 de abril de 2016

Apresentamos o Grupo Pealo Campeiro - de Alvorada RS

Grupo nasceu do amor pela música tradicional

Fernando e Gabriel aos poucos foram conquistando apreço e banda foi crescendo
"Objetivo do Pealo Campeiro para este ano é
gravar o primeiro CD ao vivo"
 (Foto: Divulgação)

Formado em 2011, o Grupo Pealo Campeiro iniciou a carreira No município através de uma dupla de primos, Gabriel e Fernando Martins, que animavam os pequenos eventos de Gaita e Violão. Na época da Semana Farroupilha, andavam pelos piquetes do Parque Harmonia pedindo licença aos patrões e capatazes para mostrar um simples e humilde trabalho, mas com o grande amor pela tradicional música gaúcha.
Em muitos, a dupla recebia um ‘não’, mas naqueles que diziam ‘sim’ ouviam um “chocaio de cordeona” e um tremido de violão que puxava a gauchada para sala e se formava o fandango. Fato que os motivou a seguir em frente e não desistir da música.
Em 2012, as oportunidades de se apresentar em eventos maiores, como bailes e formaturas, foram surgindo. Festas de comunidades, promoções de Centros de Tradições Gaúchas/CTGs da região também chamaram a dupla. A partir deste momento, o grupo aumento e passou a ser formado por cinco integrantes, cantando com gaita, guitarra, contrabaixo, bateria e vozes. Dessa forma, iniciaram um trabalho de maior porte com uma estrutura de palco maior do que o de costume.
Desde o início, o grupo inspirou-se em grandes nomes da música fandangueira, como João Luiz Corrêa, Porca Veia, Garotos de Ouro, entre outros renomados conjuntos e artistas que fizeram parte musicalmente da vida de Gabriel e Fernando.
Os primos ressaltam que, quando falam de inspiração, não falam em cópias, mas sim de criar uma própria identidade musical para um dia também alcançar o reconhecimento e carinho do público. “A estrada nunca foi fácil. Tudo sempre foi suado e conquistado com muito trabalho, dedicação, respeito, humildade e muita fé”, salientam.
O Grupo Pealo Campeiro teve uma grande surpresa em setembro de 2012, quando foi contrato para tocar em um show oficial no aniversário de Alvorada. O evento abriu muitas portas e fez com que o trabalho dos jovens fosse divulgados a uma região maior. “Esse foi um passo muito importante para nossa carreira. Tivemos dali para frente, cada vez mais, um aumento de trabalho”, contam.
No ano passado, lançaram a música “Chasque de Domador” e canção foi a primeira do grupo a fazer sucesso nas rádios e bailes, com uma vaneira gaúcha que faz todos saírem dançando. A música foi presente do amigo Paulinho Silva, que compôs a letra.
Com o sucesso da música, o grupo conseguiu concretizar um sonho e gravaram o primeiro CD, intitulado “A Marca do Rio Grande”, que atente aos gostos da gauchada. “Neste primeiro trabalho procuramos agradar a todo público baileiro, ao gaúcho apaixonado por sua prenda, aqueles que gostam da lida e do cavalo. Emfim, a todos os de gostos de nossas famílias”, explicam.
O objetivo do grupo é manter sempre o “garrão fincado” na música gaúcha e tem o compromisso de levar a tradição e costumes aos CTGs, galpões, rodeios, festas, clubes, feiras, sempre com muito entusiasmo e alegria. E 2016 chegou carregado de grandes projetos, tais como a gravação do primeiro CD ao vivo, em comemoração ao 5º ano dos músicos na estrada. 
Fonte! Esta chasque é do Jornal A Semana de Alvorada, edição do dia 05 de fevereiro de 2016. No sítio do veículo, abra as porteiras clicando em http://www.jornalasemana.net/noticias/cultura/grupo_nasceu_do_amor_pela_musica_tradicional/3224#.VsLyM368-bU.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário