sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 27.11.15



Mais um ENART! O 30º das nossas vidas

Já se passaram as trinta primeiras edições do Enart, onde mais uma vez, nas danças tradicionais (força A), se consagrou como o grande campeão, o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí.
O maior de todos os eventos de arte e tradição amadora, segundo a UNESCO, em toda América Latina, foi realizado neste final de semana, neste final de semana no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
Para chegar à final, os participantes (não os denomino de concorrentes), passaram pelas fases regional e inter-regional. Na grande final tivemos mais de quatro mil artistas participantes, com mais de 600 apresentações nos mais diversos palcos, em modalidades como danças tradicionais (forças A e B), chula, gaitas, conjunto instrumental, declamação, entre outros.
Na Força A da modalidade Danças Tradicionais, os cinco primeiros colocados foram: 
1º) CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí ; 
2º) CTG Tiarayú - Porto Alegre; 
3º) CTG Ronda Charrua - Farroupilha ; 
4º) CTG Clube Juventude - Alegrete
5º) CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha   

Na Força B: 
1º) DTG Poncho Verde – Panambi; 
2º) CTG Sangue Nativo – Parobé; 
3º)  GF Chão Batido – Ijuí; 
4º) DC Alma Gaúcha - Dom Pedrito
5º) GF Chaleira Preta – Ijuí. 

O grande campeão da Força B vai pra Força A em 2016. E o troféu Marca Grande (maior número de prêmios em todas as modalidades), foi conquistado pela 1ª Região Tradicionalista.

Estância da Poesia Crioula

         O final de semana para os amantes dos versos crioulos será concorrido na capital gaúcha. Dia 28 de novembro, sábado, às 15h, no Auditório do Colégio Pão dos Pobres, teremos a audição comentada da clássica obra da literatura gaúcha – Antônio Chimango, de Amaro Juvenal, pseudônimo de Ramiro Barcelos, que será musicada por Martin Coplas. O evento é alusivo ao centenário do seu lançamento.
         E no domingo, dia 29, teremos a confraternização do final de ano, a partir das 12h, com a premiação dos concursos literários e de tertúlia. E evento com almoço (por adesão) será na Churrascaria Estrela Gaúcha, na Rua Getúlio Vargas, 1243, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre

CTG Amanhecer na Querência

         O CTG Amanhecer na Querência foi fundando em 19 de novembro de 1988. A entidade não fez o seu tradicional baile de aniversário em novembro, pois realizou o seu maior evento: o grande Festival Artístico e Cultural Guri. Então ao CTG convida a gauchada e as entidades coirmãs para prestigiar no dia 05 de dezembro em seu galpão, o tradicional jantar-baile de aniversário, dos 27 anos de fundação, que será animado pelo Grupo Os Ruanos. Contatos com Patrão Bagé pelo fone (51) 8565-8862; com o Reneu pelo (51) 8566-1676; com Patrícia pelo fone (51) 3411-6861 ou pelo fone do CTG (51) 3411-0467. A entidade fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

CTG Estância do Rubem Berta

         O Grupo Pealo Campeiro de Alvorada, estará rumando pra Porto Alegre no dia 05 de dezembro, quando animará o grande baile de Formatura no galpão do CTG Estância do Rubem Berta. O evento é do CTG, em parceria com a Academia de Danças Gaúchas de Salão Maria Santiago. Contatos pelos fones (51) 9982-3140 ou 9757-5824. O evento será na Rua Augusto O. Thiesen, 280, na Praça Recanto da Lagoa Rubem Berta, no bairro Rubem Berta.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário