sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada 09.01.15



 Jornal A Semana 
63º Congresso Tradicionalista Gaúcho

Começa nesta sexta-feira, dia 09, indo até o domingo (dia 11), o 63º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO, na cidade de Uruguaiana. Sabemos que o atual presidente Manoelito Carlos Savaris concorre à reeleição e que Chuy (Uruguai) é candidato a acender a Chama Crioula em agosto deste ano. Mais detalhes das determinações emanadas por este conclave, traremos na coluna da próxima edição.

Um Fandango em Porto Alegre

         Temos fandango o ano todo.... mas chega a hora de dar uma pausa.... Mas quem disse e que esta pausa não dá saudades de um bom fandango? E pensando nisso, no dia 10 de janeiro – sábado, teremos um grande fandango no galpão do CTG Pousada da Figueira, tendo no palco o Grupo Coração Gaúcho pra animar o evento. O convite é do Caio e da Silvane. Contatos com eles pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Estrada João de Oliveira Remião, 6791, na Lomba do Pinheiro.

Retrospectiva Tradicionalista 2014 – 1

O casamento - Não deveria, mas o acontecimento do ano, com cobertura nacional pela imprensa, foi o casamento gay, que acabou não acontecendo no CTG de Santana do Livramento, incendiado por extremistas da tradição. A notícia da celebração coletiva se espalhou após ter sido dada, aqui no blog (O Repórter Farroupilha).
O vexame - O que deveria ter sido uma festa para reunir os melhores dos rodeios no Rio Grande do Sul, transformou-se em vexame. Com estrutura precária, que chegou a ser comparada a um “acampamento do MST” por um coordenador, a Festa Campeira do Rio Grande do Sul foi realizada em Viamão. E teve suas contas colocadas sob suspeita. O dono do gado ainda não recebeu pelo serviço prestado e o assunto virou tema de CPI, ainda em andamento, na Câmara Municipal.
A perseguição - O livre direito de associação garantido pela constituição foi desrespeitado pelo MTG, durante o combate à Federação Gaúcha de Laço. Narradores foram punidos, CTGs foram  suspensos e laçadores filiados ao MTG ameaçados, caso participassem de eventos da entidade. Resultado: a federação cresceu ainda mais e segue realizando seu circuito (a próxima etapa acontece num grande rodeio de Carazinho, patrocinado pela prefeitura).
A suspeita - Afinal, houve ou não houve erro de avaliação na pontuação da invernada de danças do CTG Rancho da Saudade, de Cachoerinha, segundo suspeita levantada por um vídeo na internet? Em vez de explicar como foi dada a pontuação, bem como os critérios dos jurados, o MTG, em nota, preferiu desqualificar o autor da gravação. Fonte! Chasque de Giovani Grizotti, publicado no sítio Repórter Farroupilha: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb. Continua....

Um Fandango em São Leopoldo

O Grupo Eco do Pampa promove no dia 17 de janeiro, no galpão do CTG dos Imigrantes, na Feitoria, o grande jantar-baile de aniversário do grupo. O evento será com jantar campeiro. O CTG fica na Rua Jorge Meyer, 110. Contatos e informações pelo fone (51) 9646-1636.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário