quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL DO NORDESTINO!


A mídia nacional faz um alvoroço em função do carnaval do Brasil, defendendo seus interesses que de certa forma exibe para nós e ao mundo, uma situação surrealista de que o País fica estagnado, que ninguém trabalha no período de Momo, principalmente no nordeste. 

Nessa época há anos faço uma espécie de retiro espiritual, acampo com a família e amigos em alguma beira de rio gaúcho e nesse ano só não me acampei porque o nosso anfitrião adoeceu e suspendemos na última hora a pescaria, como diz o ditado, enterramos as minhocas e bem podíamos ter rumado a outro sítio, estância, mato, rio, na mesma região que tínhamos focado, em Tapes ou noutra, pois felizmente o que não falta no estado é pesqueiro e hospitalidade.

Resolvi dai radicalizar, pegar minha prenda e sai para um lado que há muito me vem há mente conhecer, o Nordeste brasileiro, até a Bahia já tinha ido, além, só do mar, por ar, para chegar à Europa.

Assim fiz, sem previsão e cá estou escrevendo á vocês nesta segunda feira de Carnaval da praia de Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba, depois de ter ficado quatro dias em Pernambuco, no Recife, na praia da Boa Viagem, um luxo. Daqui voltaremos para Pernambuco á praia Maria Farinha, município de Paulista, mais curioso que macaco em pago novo, onde ficaremos até dia 15 quando sairemos ao aeroporto de Recife, de lá direto ao Salgado Filho, em terra firme no dia 16 de fevereiro, retomando a vida gaúcha, sem nunca ter me imaginado no vulcão carnavalesco que a mídia propaga.

Gente o que se vê na mídia não é real, o festival carnavalesco aqui como ai, é para 10% da população e turistas de todo mundo e num lugar concentrado, onde as pessoas ficam que nem sardinha em lata, mas os 90% restante do território das cidades e do nordeste é maré muito mansa e de muito trabalho.

É, em todos os lados tem cheiro de carnaval, tudo contem enfeites que dizem do momento como se fosse no Natal. As casas tem enfeites, as ruas, praças, bares, hotéis, tudo te remete ao carnaval, mas a festa está num canto com dia e hora marcada, o resto é tranquilo como água de poço ou de coco.

Eu achei que ia me ferrar, sou dos que antes de sair pergunto: Prá que lado está a confusão? E saio pelo outro, queria conhecer o nordeste mas nunca no reino de Momo, acabei caindo de paraquedas do destino no epicentro da festança á quem sabe revelar o que a mídia não mostra, que é possível fazer um retiro espiritual no nordeste no carnaval ouvir Bolero de Ravel num sax e Ave Maria de Gounod ao violino na beira do Rio Paraíba, seguido de forró com as figuras de Lampião e Maria Bonita num xote, ao vivo.

O povo, está no serviço, levanta ás 4 horas para chegar ás 8 no trabalho, como nos conta o próprio pessoal, do bar da praia, do hotel, os ambulantes, os operários que estão no jardim dos canteiros de obras desse litoral rico, em franca evolução sócia, econômica.

A mídia é a rede que pega peixes graúdos á virem gastar no nordeste, na Paraíba e Pernambuco onde testemunho que nem tudo e nem sempre é festa, mas é alegria de um povo simples, graças a Deus nativista, hospitaleiro e progressista.
  
Para Pensar: Há três dias está nublado, a noite choveu muito aqui, será que sai do Sul para fazer chover num lugar que nunca chove ou é mentira?  

 ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2013 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. 

Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura. 

Obs. : Esta matéria também está na internet nas páginas: www.tarca.com.br;
www.buenas.com.br;
www.cybergalpao.com.br; 
www.chasquepampeano.com.br; www.jornalabcreporter.com.br; www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito; www.sitiodogauchotaura.blogspot.com. www.ocariucho.com.br 

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 – Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS – BR / E-mail: tarca@tarca.com.br; 

Fonte! Coluna Regionalsimo, de Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 12.02.2013.como abrir uma empresa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário