quinta-feira, 5 de julho de 2012

Festival do Queijo - 2012

No ano passado nesta mesma época, em julho, estivemos em Carlos Barbosa, terra da Fest Queijo, onde fomos com o programam Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, para divulgar esta fantástica movimentação sócio-econômica-cultural e tudo que seu povo maravilhoso produz.

Carlos Barbosa originalmente já pertenceu a Garibaldi, Montenegro e São Sebastião do Cai, com nomes distritais de Linha Estrada Geral, 1ª. Seção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza. Foi em 1910 no dia 25 do mês de janeiro, o senhor Júlio Azambuja, intendente de Garibaldi, deu-lhe a denominação de Carlos Barbosa em homenagem ao Governador do Estado da época, em cujo governo fora inaugurada a ferrovia Montenegro-Caxias.

O povoamento da sede teve inicio em 1877 e no ano seguinte já havia a Capela Nossa Senhora Madre de Deus. Dês daqueles tempos foi sempre uma terra promissora, os imigrantes que lá chegaram para a surpresa dos índios Gês também chamados de Bugres, viram neste solo, vales, morros, matas e arroios, numa terra fértil, capaz de lhes dar o sustento e as alegrias sonhadas quando então habitavam o Velho Mundo.

Os luso-brasileiros, número pouco expressivo, vieram com a finalidade de organizar ou administrar as novas colônias, eram engenheiros, agrimensores, serviçais e pequenos agricultores.

Em meados de 1855 chegaram os primeiros alemães, em 1874 a 1876 chegaram os suíços e os imigrantes italianos que vieram depois, sempre foram em maior número, tanto que mantiveram a superioridade até os dias atuais.

Carlos Barbosa mesmo sendo uma pujança industrial, mantem a forte produtividade campeira, agropastoril, onde provém o leite que nos dá o queijo que fez nascer a FEST-QUEIJO, para o Rio Grande, o Brasil e o Mundo, consumir e ver de perto sua produção e mais, a qualidade da gente desta cidade que assumiu a identidade gaúcha melhorando nosso perfil produtivo e hospitaleiro, é uma excelência cultural e turística que nos orgulha essa comunidade.

Por isso o Galpão do Nativismo, projeto de rádio que nasceu para falar da nossa gente, da nossa cultura, no ano de comemoração de seus 30 anos de sucesso, retornou a Carlos Barbosa para anunciar aos quatro cantos do mundo que em julho sempre terá Fest Queijo, que está na sua 23ª edição, assim convidando a todos que subam a serra e apeiem lá na terra da Tramontina, da Santa Clara, para sentirem o afago de todos e se deliciarem com o melhor queijo, acompanhado de vinho, gaita, guitarra e canções, gauchesca, brasileira, alemã e italiana.  

Para pensar: Quem não valoriza os de casa, mesmo que santo não fará milagre.    

Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/ http://www.buenas.com.br/

http://www.cybergalpao.com.br/;

http://www.chasquepampeano.com.br/  
http://www.jornalabcreporter.com.br/   www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito; http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/   http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/


CONTATE conosco > fones (51) 3499-2439 (51) 3499-2439  / (51) 3499.-2473. Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.brhttp://www.tarca.com.br/


 
Fonte! Coluna Regionalismo nº 509, por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 04 de junlo de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário