quinta-feira, 14 de junho de 2012

CAVALEIROS FARROUPILHAS 2012

O INSTITUTO CAVALEIROS FARROUPILHAS (entidade de caráter cívico, cultural, educacional, social e de utilidade pública), com sede em Eldorado do Sul, realizou dia 31 de maio, as 18h30, no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre o lançamento da 20ª edição da CAVALGADA FARROUPILHA, na presença dos cavaleiros, autoridades, imprensa e convidados especiais.

As Cavalgadas Farroupilhas, que tem por objetivo - promover cultura gaúcha e como meta - criar rotas de turismo histórico, homenageando heróis do passado e do presente. Filmar um documentário sobre o herói e publicar um livro do episódio histórico foco de cada edição. As obras originárias dessas cavalgadas são distribuídas cordialmente ás escolas públicas no estado, dentro do projeto UMA AULA DE HISTÓRIA NO CINEMA, que visa educar mostrando aos alunos, os lugares onde os fatos históricos aconteceram e a vida do homenageado.

Nesta edição de 2012 – o grupo homenageará, com a cavalgada, o livro e o filme, o magnífico Cel. Teixeira Nunes, comandante dos lanceiros negros da Revolução Farroupilha. A cavalgada será de 4 a 9 de setembro, de Caçapava do Sul a Rio Pardo, passando por Cachoeira do Sul. O livro está sendo escrito pela escritora Elma Santana, o filme protagonizado pelos Cavaleiros Farroupilhas será dirigido por Dorotéo Fagundes que junto ao cavaleiro Ilo Tadeu Curcino realizarão a marcação oficial da marcha neste feriado do dia 7 de junho. 

No evento de Porto Alegre, além do lançamento da cavalgada foi festejado os 19 anos dos Cavaleiros Farroupilhas e 5 anos do ICF, exibido os filmes documentários Barbosa Lessa – frutos da 17ª e João Manoel da 18ª cavalgadas, houve assinatura do convênio de apoiamento técnico entre o ICF com a MAÇONARIA pelas GLMRGS, ULBRA – Guaíba, Associação Gaúcha dos Aposentados dos Correios e Instituto Histórico e Geográfico do RS, seguido de coquetel ítalo gaúcho com queijo, pão, salame e lançamento do vinho Lanceiro Negro.

A série Cavalgadas Farroupilhas nessa edição produzirá seu quinto filme documentário, que estão à disposição do público no site http://www.tarca.com.br/, por telefone (51) 3499-2473 ou e-mail icf@tarca.com.br , com Mary Cristina Lessa.

Para pensar: Pensar, projetar e agir, rende o fruto objetivado, assim vão os Cavaleiros Farroupilhas do lema “Fazendo Pátria Semeando Cultura!”.

Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/
http://www.buenas.com.br/

http://www.cybergalpao.com.br/;

http://www.chasquepampeano.com.br/  
http://www.jornalabcreporter.com.br/  
 www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
http://www.ocariucho.com.br/;

http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/   http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/


CONTATE conosco > fones (51) 3499-2439 / (51) 3499.-2473. Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.brhttp://www.tarca.com.br/.


 
Fonte! Coluna Regionalismo nº 505, por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 11 de junho de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário