sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 09.10.15



Pós Festejos Farroupilhas

No ano que comemoramos 50 anos de emancipação política do nosso município, tivemos um mês farrapo de primeira, com um acampamento, pequeno para alguns mas de bom tamanho para muitos, na Praça João Goulart.... A Chama Crioula, para o MTG, a primeira chama internacional - acesa no Uruguai, mas para nós, foi a segunda, pois no ano de 2000, quando o piquete que representou o nosso município, em parceria com o Piquete Raízes Mostardeiras de Mostardas, buscou a Chama para os festejos no Forte Santa Tereza, no Uruguai.
Findos os festejos no dia 20 de setembro, com o desfile temático e campeiro, tivemos à noite, o espetáculo gauchesco no palco com o Grupo Marca de Campo. E no dia 26, no galpão do CTG Campeiros do Sul, o fandango animado pelo Grupo Pealo Campeiro. Mas antes do fandango, tivemos a entrega das premiações e das homenagens. Abra as porteiras clicando em http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.br.

Troféu Alvorada 50 anos foi parar no Rio de Janeiro

Nos festejos farroupilhas da nossa cidade, tivemos, entre muitos e ilustres visitantes, dois cariocas (cariuchos). No dia 11, buscamos o Tibério Thebaldi, que pisava em solo gaúcho pela primeira vez. No dia 16, buscamos o Valmir Gomes, que estava vindo pela quarta vez. Entre muitas idas e vindas a acampamentos e fandangos, fomos convidados por Marcelo Otto para participar de uma sessão de homenagens, alusiva aos 50 anos de emancipação do nosso município, oferecido pela Câmara Municipal da cidade, no dia 22 de setembro. Os vereadores, vendo os cariuchos pilchados no plenário, os convidaram a fazer parte da mesa dos trabalhos, presidida pelo Vereador Gerson Luiz. O vereador Neto Girelli propôs a entrega de um troféu aos representantes da Sociedade Sul Riograndense e CTG Desgarrados do Pago, ambas do Rio de Janeiro.
         Os cariuchos voltaram com o troféu na bagagem e coube ao Tibério repassá-lo ao presidente da Sociedade, Sr. Américo Serpa e ao casal patrão do CTG, Flavio R. Brixner e Andreza Brixner, na grande costelada mensal, no último domingo, dia 04 de outubro. Para os dois cariuchos, foi uma honra representar a Sociedade e o CTG nos festejos farrapos em solo gaúcho, em especial, em Alvorada, onde foram agraciados pelo poder legislativo municipal.

Acampamento Farroupilha Permanente

         Nestas andanças farrapas, visitamos outros acampamentos, entre os quais dois permanentes: o de São Leopoldo, no meio de um mato de eucaliptos no Parque do Trabalhador e o de Sapucaia do Sul. Não sabemos como eles são mantidos o ano todo, se as entidades arcam com os custos, se é o poder público, ou apoiadores (empresas). Sinceramente gostei da ideia do acampamento permanente, pois dói na alma ver os galpões sendo derrubados a partir do dia 21 de setembro. Quem sabe teremos no futuro também um acampamento similar?

Academia Alma Crioula

         Começou dia 08 de outubro, com seguimento nas quintas-feiras, o curso de danças de fandango, na Associação de Moradores da Vila Formosa. O curso é ministrado pela Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia Bonho. Informações pelos fones 3442-3260 ou 8406-8566.  A associação fica na Av. Pátria, 571, na Parada 52.

Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164

Nenhum comentário:

Postar um comentário