sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Grupo Alvorada Gaúcha! Há oito anos tocando música gaúcha

Grupo tradicionalista se apresenta no primeiro Baile Gaúcho do SIMA neste sábado


O "Grupo Alvorada Gaúcha” foi criado em setembro de 2007 e hoje conta com cinco integrantes: José Borges, mais conhecido como Zé Borges, que é o gaiteiro, Wlademir Bitencourte, mais conhecido como Leco, que comanda a guitarra, Jorge Belles que toca bateria, Tom Miang que é o baixista e Zuleica Garcia que é a diretora do grupo e ocupa a mesa de som. 


Zuleica e Zé são casados e os dois sempre tiveram interesse pela música. O pai dela era músico e desde criança Zuleica o via tocar gaita, pandeiro e violão, além de cantar, o que foi influenciando a menina desde a infância. Quando conheceu Zé que já era músico, passou a acompanhar o marido nas apresentações. 


Com o passar do tempo Zé fez algumas aulas com o sogro e começou a tocar gaita e logo formou um grupo com os amigos. Zuleica também cantou ao lado de Zé em algumas ocasiões, quando ele tocava junto com um amigo em pizzarias. 


A música não estava rendendo muito para o casal e Zé decidiu formar um grupo com alguns amigos, o “Seiva Campeira”. No entanto, os membros acharam que era necessária a contratação de mais um sócio, e, segundo Zuleica, esta nova entrada foi o que afastou Zé do grupo. “Nesta época surgiram algumas discórdias e isso atrapalhou”, explicou.

 
No último baile em que tocaram com o “Seiva Campeira” receberam um convite do amigo, Renato Piussi, para que formassem um grupo novo para animar uma formatura e eles aceitaram. “Nós não tínhamos nada, nem equipamentos, pois saímos daquela sociedade apenas com um módulo de força e Renato disse que conseguia um equipamento para alugarmos”. 


Segundo Zuleica foi um baile difícil, pois a pessoa responsável pela montagem dos equipamentos chegou atrasada e acabou deixando a microfonia nos retornos da gaita, e isso atrapalhou o som. “Foi aí que decidi ir até a Milsons e comprei tudo que faltava para montar nosso grupo”, explicou. 


E assim surgiu o grupo, que no início era composto por Zé, Leco, o baterista Maurício Klenner e o baixista Alex, que não fazem mais parte do grupo. 


Durante quatro anos o grupo teve um músico que tocava gaita ponto, Daniel Mezzetti, que mora em Porto Alegre, mas ele saiu devido ao trabalho que exigia que ele viajasse aos finais de semana, logo não conseguia estar presente em todos os bailes. “Sempre que ele pode, ele nos liga e participa de algum baile”, salientou Zuleica. 


O penúltimo baixista do grupo, Ricardo Cardoso, residia em São Leopoldo e mudou-se para Santa Catarina. “Mesmo morando longe ele vinha até aqui para tocar e cantar conosco, mas no dia 18 de outubro de 2014 ele infelizmente faleceu”, explicou. Quando Cardoso faleceu Tom Miang, ocupou seu lugar como baixista no grupo e está tocando na banda até hoje. 


Segundo Zuleica, o grupo não tem um vocalista, pois o guitarrista, o gaiteiro e o baixista cantam. “Na época em que o Maurício era baterista ele também cantava e de vez em quando ele ainda faz algumas participações, é só prender o grito que ele vem matar a saudade”. 


Como todos os integrantes possuem outros empregos eles acabam tocando apenas nos sábados e por isso, fazem apenas dois ou três bailes por mês. 


No próximo sábado, 05/09, o grupo vai tocar no Sindicato dos Servidores Públicos de Alvorada/SIMA e dia 12/09 vão animar um baile no CTG Amaranto Pereira, no Jardim Algarve. 


Fonte! Chasque publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada / RS, edição do dia 04 de setembro de 2015.

Um comentário:

  1. Ficamos agradecidos e honrados pelo chasque cultural no Jornal A Semana, em especial a jornalista que nos entrevistou, Bibiane Engroff e ao responsável pela página Sr. Valdemar Engroff. Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir