quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Festejos Farroupilhas de Canoas / RS

Canoas: Semana Farroupilha já tem agenda completa
 
Ireno Jardim

mais fotos

Os festejos farroupilhas, data máxima da cultura e história do Rio Grande do Sul, estão se aproximando. Em Canoas, o Parque Eduardo Gomes vai receber, de 11 a 20 de setembro, uma série de atividades culturais, campeiras e tradicionalistas dentro da 23ª Semana Farroupilha. A abertura oficial acontece no sábado (12), com a chegada da Chama Crioula, às 20h, na Área Campeira, seguido de baile com "Os Garotos Fandangueiros". Porém, a festa terá início na sexta-feira (11), com Concurso de Peões e Prendas e baile com "Os Bertussi".

Shows, provas e muita cultura
Já estão confirmados na programação musical da Semana Farroupilha, que tem curadoria do jornalista Juarez Fonseca, bailes e shows com grandes nomes da música gaúcha como Pedro Ernesto Denardin, Dante Ramon Ledesma, Os Serranos, Luiz Marenco, Banda Vaneira, Oh de Casa, Marcelo Caminha, Banda Coração Gaúcho, Ideais Farroupilhas, Paulo Feijó e Tranco Monarca, e Pedro Júnior. Três palcos receberão provas de declamação, instrumentos, danças tradicionais e gincana cultural.

Outra atração da Semana é a 7ª Tertúlia Literária, que ocorrerá nos dias úteis. Com o tema, "O Campeirismo Gaúcho e Sua Importância Social e Cultural", escolas já podem agendar visitas para a participação em atividades como contação de histórias, teatro, palestras e oficinas. Entre as atrações estão Teatro de Bonecos com a montagem de "O Negrinho do Pastoreio"; a presença do Boneco Juca, símbolo do incentivo à leitura em Canoas; mediação de leitura "Lendas do Sul e Contos Gauchescos", com Elton Manganelli e Bruno Prandin; além de oficinas de chimarrão, fandango e vaca parada. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3462-1621, da Secretaria Municipal da Cultura.

Informe-se e participe
Data: 11 a 20 de setembro, no Parque Eduardo Gomes
Local: Avenida Guilherme Schell, 3600, Bairro Fátima, próximo à Estação Fátima da Trensurb.


O estacionamento e o acesso a todas as atividades são gratuitos.

Acessos para pedestres: Avenida Guilherme Schell, Rua Oliveira Viana e Rua 24 de Outubro.

Transporte: Conforme a programação do evento, haverá ônibus urbanos para o parque.

Desfile de cavaleiros: 20 de setembro, 10h - saída da Avenida das Canoas até o Parque.

Alimentação: Haverá venda de produtos e bebidas diretamente nos galpões e piquetes.

Segurança: Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros atuarão no evento, de forma integrada. Uma empresa de vigilância privada trabalhará também no parque.
Atenção: É proibida a entrada de facas, capacetes, objetos pontiagudos, latas e garrafas (de vidro, plástico e metal).

Saúde: A UPA mais próxima estará preparada para atendimento e, conforme necessidade, será solicitada uma ambulância.

Limpeza: Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é responsável pela limpeza do parque, onde foi reforçado o número de lixeiras. Haverá ainda apoio para a manutenção elétrica.


Crédito da notícia: Daniel Soares - Secom, publicada no sítio oficial de Prefeitura Municipal de Canoas:
http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/121542

Nenhum comentário:

Postar um comentário