domingo, 6 de setembro de 2015

Boitatá - protetora dos pampas contra incêndios

Na língua indígena tupi, "mboi" significa cobra e "tata" fogo.
Boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, com a chegada dos padres jesuítas na América. 


Na Região Missioneira com a chegada dos Jesuítas teve a fundição das culturas e evangelização dos indígenas  explicando o surgimento do Boitatá a “cobra de fogo” está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o dilúvio, como a água encheu todas as tocas, entrou também na cobra-grande, a - boiguaçu - que, havia já muitas mãos de luas, dormia quieta, entanguida. Ela então acordou-se e saiu, rabeando. Muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância.  Como a noite era escura sem estrelas a cobra comia os animais observando o brilho de seus olhos que ainda refletiam o último brilho do sol, pegou a comer as carniças. Mas só comia os olhos e nada, nada mais. A água foi baixando, a carniça foi cada vez engrossando, e a cada hora mais olhos a cobra-grande comia. E os olhos - tantos, tantos! - com um pingo de luz cada um, foram sendo devorados; no princípio um punhado, ao depois uma porção, depois um bocadão, depois, como uma braçada.
E foi então, que a luz que estava presa se desatou por aí.


E até pareceu cousa mandada: o sol apareceu de novo!


No inverno ela se entoca, mas no mormaço do verão ela surge, pagando seus pecados, querendo o perdão dos céus por ter se aproveitado na hora que todos estavam vitimados. Se alguém vai atiçar fogo na mata ou pampa de forma criminosa e matar as sementes ela surge. Não quer mais vitimas que traga nos olhos a luz da vida, não quer mais comer carniças. Seu olhar faiscante, cega, enlouquece ou mata, caso se deparar com uma feche os olhos, respire calmo e fique imóvel até ela ir embora. Se tiver a cavalo, desenrole o laço e faça uma armada grande e atirar-lhe em cima e te solta a galope trazendo o laço de arrasto, assim ela se agarra em alguma macega, se entoque e te deixe livre. 


Vídeo sobre a cobra de fogoLenda Gaúcha Boitatá, clique aqui.  


Curiosidades sobre a lenda
- Algumas versões da lenda contam que se uma pessoa estiver colocando fogo na floresta e encontrar com o boitatá pela frente, terá uma terrível consequência. Poderá morrer, ficar cego ou até mesmo enlouquecer.
- De acordo com a lenda, o fogo que sai da boca do boitatá é mágico, por isso ele não queima as árvores, plantas, ou esquenta a água dos rios.


Explicação científica:
-Pesquisadores afirmam que esta lenda está associada aos incêndios, que ocorrem espontaneamente em função da queima de gases oriundos da decomposição de material orgânico. Esse efeito é facilmente visto nos lixões com a produção do gás metano. O risco de fogo durante a queimada lembra a cobra que muitas vezes se volta contra os homens que ateiam fogo nas matas ou pampa.


O resumo da história foi conclusão retirada dos sites:
http://www.asstbm.com.br (*)
http://www.suapesquisa.com (*)


Fonte! Sítio oficial Portal das Missões. Abra as porteiras (e veja os demais retratos) clicando em http://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1393/boitata---protetora-dos-pampas-contra-incendios.-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário