sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TERMINOU A EXPOINTER 2012 ! ! !

Domingo dia 2 de setembro foi o último dia da Expointer, a maior exposição feira agropecuária da América do Sul, que se encerra e tudo indica que com o papel cumprido nos objetivos e metas. Os objetivos de reunir o PIB rural em Esteio para um encontro de negócios, de relacionamentos, de troca de experiências, de promoção e de convivência entre produtor, empregado, cliente e público.

Da grande programação que iniciou com o Freio de Ouro, realizaram-se julgamentos, leilões, lançamentos, palestras, debates, shows, exibição de filmes, que enriqueceram a vida cultural e social da feira.

Nos negócios os produtores e comerciantes de uma enormidade de produtos ligados principalmente ao campo, fez girar nossa economia formal, milhões de reais transitaram e os impostos foram recolhidos, espero que o para o bem da sociedade. Nos debates e lançamentos, foram os cientistas, os estudiosos que vieram trazer suas teses e elevar consciências, projetando desenvolvimento.

O público, do estudante ao mais graúdo consumidor, fizeram o calor do evento armazenar energias para no ano que vêm todos terem vontade de retornar a esses dez dias de exaustivo trabalho diuturno na exposição e feira dos produtos.

O evento cessa, mas não cessa a vida dos que aqui estão vendendo seu peixe, esses retornarão ao pago, migrando de lá para outras querências em novas expo feiras com a mesma intenção, promover e colher justamente os frutos do que produzem.

Fica no bojo de toda essa movimentação o borralho da sabedoria, pois ninguém no mundo se mexe com tanta bagagem para nada. É nosso desejo que o regresso de todos seja feliz e que tenhamos tido a sorte de influenciar aos senhores da terra, de nomes ilustres, que deixem de chamar de primário o que é fundamental para a vida humana, a produção rural.

Sem carne e grão, frutos da terra que esses valorosos homens gaúchos produzem, nossa existência planetária seria mais amarga do que está, pela falta de moral, da indigência espiritual dos que detém o poder político e econômico.

No pé do verso do poeta do Jarau – Luiz Menezes eu repriso – Se honra perdura o Rio Grande esta salvo, sairá do abandono e a Expointer é grande espelho dessa realidade.

Para pensar: E tem gente querendo que manobrados sociais, pseudos campeiros, tomem as rédeas da terra.

ATENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br. Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/
http://www.buenas.com.br/
http://www.cybergalpao.com.br/; http://www.chasquepampeano.com.br/   http://www.jornalabcreporter.com.br/   
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
http://www.ocariucho.com.br/; http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/   http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/

CONTATE conosco > fones (51) 3499-2439  / (51) 3499.-2473. Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail >
tarca@tarca.com.brhttp://www.tarca.com.br/

 Fonte! Coluna Regionalismo nº 520 por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 04 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário