segunda-feira, 4 de junho de 2012

Rota dos Tropeiros ganha marco

Homenagem integra trabalho de resgate da importância do tropeirismo
Crédito: andréia copini / divulgação / cp
Caxias do Sul. O 4 Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha envolveu, sábado, centenas de cavalarianos. Na chegada ao distrito caxiense de Vila Seca, foi inaugurado o Marco da Rota dos Tropeiros e descerrada placa comemorativa do centenário da Capela do Divino, em homenagem aos tropeiros açorianos que difundiram a devoção. "Há estudos para reconhecer o tropeiro brasileiro como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, tamanha a importância dessa tradição para os municípios", disse o presidente da Fundação Associação dos Muleiros da Serra Gaúcha, Ivan Machado.

O presidente de honra da associação, Rony Lemos, destacou que esse trabalho de resgate das origens faz do Rio Grande do Sul um integrante do projeto Tropeiro Brasil, ao lado de associações de SP, PR, SC, ES, MG e RJ. O projeto é coordenado pela ONG Núcleo dos Amigos da Terra e da Água (Nata), em parceria com as universidades de Girona, na Espanha, e Coimbra, em Portugal.


Fonte! Chasque com o retrato publicados nas páginas do Correio do Povo de Porto Alegre (RS), na edição do dia 04 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário